“Não achei que voltaria ao peso que tinha aos 17 anos”

Conheça o regime que fez o sertanejo Luciano perder 9 kg em um mês – e ainda vencer o vício por doces. Em dois anos e meio, o cantor já emagreceu 36 kg!

O bochicho do mo-mento no mundo artístico é o corpo enxuto de Luciano, da dupla Zezé Di Camargo & Luciano. Todo mundo quer saber como ele secou tanto!
A história começou em 2013. Ao constatar que estava com 94 kg (ele mede 1,64 m), o cantor decidiu parar de brincar com a própria saúde, iniciando uma reeducação alimentar séria.
Para turbinar a perda de peso, encarou a polêmica dieta cetogênica, que restringe quase a zero o consumo de carboidratos. Ainda que a correria do dia a dia dificultasse, dessa vez ele não entregou os pontos. E com força de vontade já perdeu 36 kg em dois anos e meio. Em entrevista à AnaMaria, Luciano conta como conseguiu chegar ao peso ideal depois de várias tentativas frustradas. Confira:
Você já tentou perder peso várias vezes. O que te motivou desta vez? 
Minha mulher! [risos] Eu vivia brigando com a balança e era viciado em remédios para emagrecer. Tudo o que tinha “mina” no final eu tomava. Se chegava perto dos 70 kg, logo enchia a cara de comprimidos para voltar aos 63 kg. Mas sempre engordava de novo. Então, resolvi parar. Sem os remédios, fui engordando, fiquei deprimido e sabe o que fiz? Enfiei a cara no sorvete. Sorvete é o meu vício! Com esse descuido, cheguei aos 94 kg. Aí, um dia, estava namorando com a minha mulher e passei mal justo naquela hora. Pensei: “Se não fizer algo, posso morrer”. Então, resolvi mudar o estilo de vida de verdade.
Que caminho você percorreu até agora?
De agosto de 2013 até agora, eliminei 36 kg. Primeiro, fiz uma reeducação alimentar. Eu já consumia coisas saudáveis, mas comia muito, exagerava. Por exemplo, as frituras já não faziam parte da minha dieta, mas, se comia peito de frango no almoço, não pegava só um, comia logo dois ou três. Com ajuda médica, corrigi isso e voltei a praticar exercícios, como correr na esteira e fazer muay thai. Cheguei aos 66 kg. Aí, ano passado estava me preparando para uma minimaratona em Orlando [cidade dos Estados Unidos onde tem uma mansão para passar as férias] e machuquei a perna. Tive que parar com os exercícios aeróbicos e engordei um pouquinho. Procurei outro método que me ajudasse a emagrecer, e descobri o PronoKal [marca que oferece produtos para a dieta cetogênica – veja detalhes a seguir]. Perdi 9 kg em um mês e cheguei aos 58 kg, peso que tinha quando vim para São Paulo, aos 17 anos. Nunca imaginei que pudesse voltar a ter essa forma física! [risos]
Essa é uma dieta bem restritiva. Você se adaptou bem a ela? 
Sim, gostei muito. Não é só ir até a farmácia e comprar os produtos, precisa ter indicação e acompanhamento de um médico. Além disso, acho as comidas gostosas. Em que outra dieta você pode comer arroz-doce sem engordar? Também me surpreendi porque não passei fome, mesmo no começo da dieta, que é mais restritivo. Minha mulher até estranhou, porque normalmente as pessoas que se privam de certos tipos de alimentos tendem a ficar mais irritadas, mas não foi o meu caso. Sempre me senti saciado.
E hoje, o que você faz para manter o peso?
Continuo com os exercícios e faço dieta. Tem dia que sigo um cardápio de 980 kcal com comidas preparadas em casa mesmo, como carnes brancas e macarrão sem molho (não gosto de molho). Em outros, passo o dia à base dos produtos comprados e de salada. Eles funcionam como uma carta na manga, quando abuso no final de semana.
Você tem muitos compromissos. Todo esse processo de emagrecimento afetou a sua vida social? 
De jeito nenhum! Não precisei abrir mão de hábitos antigos. Por exemplo, há muitos anos tenho o costume de comer um pedacinho de miolo de pão antes dos shows. Não parei de fazer isso só porque deixei de comer carboidratos durante um tempo. Além disso, sempre gostei de ir à pizzaria. Hoje, se vou, peço um pedaço de pizza de atum, por exemplo, e não como a borda, só o recheio. Se vou a lanchonetes com as minhas filhas e elas me oferecem uma batata, é claro que eu como. Assim como quando vou à casa da minha sogra e ela prepara uma massa para a família. Não recuso, mas procuro ter moderação.
Tudo sobre a dieta cetogênica
O método que ajudou Luciano a secar 9 kg em 1 mês faz com que o corpo queime gordura em vez de açúcar. Por isso, a perda de peso é muito mais rápida!
Como funciona? 
Em primeiro lugar, a dieta precisa ser prescrita por um médico, pois só ele pode avaliar se ela é a mais indicada para seu caso. Acontece que, com o novo cardápio, a alimentação fica bem restrita. A quantidade de carboidrato que pode ser consumida é muito reduzida, o que significa dar adeus aos pãezinhos, ao macarrão, às tortas e a tudo feito com farinha de trigo, mesmo que ela seja integral. O açúcar é totalmente cortado e a ingestão de proteínas aumenta. “Com isso, o corpo começa a fazer o processo de cetose”, diz Paula Pires, endocrinologista da Clinica Essenza, em São Paulo. Isso quer dizer que, com pouco açúcar na corrente sanguínea, o organismo precisará encontrar um novo combustível para funcionar, uma nova fonte de energia: a gordura acumulada.
Tudo calculado
Essa mudança no metabolismo leva cerca de três dias para acontecer e, até lá, pode ser que a pessoa sinta dores de cabeça, enjoo, fraqueza e fome. Mas ter um pouquinho de paciência e de persistência é compensador: depois disso, o corpo passa a retirar a energia diretamente da gordura, e a perda de peso fica  rápida. “Isso estimula os pacientes a continuarem o processo, pois eles veem um resultado significativo logo no começo”, conta. Além disso, a sensação de fome tende a desaparecer, já que a mudança estimula o cérebro, levando a pessoa a se sentir melhor e com mais vitalidade. “Isso não quer dizer que a vontade de doces e de massas vai sumir por completo, mas haverá, sim, uma melhora física”, esclarece a especialista.
Os métodos
Para que o processo de cetose ocorra de maneira saudável, os médicos indicam que o paciente siga um método específico. No Brasil, existem duas empresas que oferecem esse tipo de serviço: a PronoKal, seguida pelo Luciano, e a DietKal. Em ambas, o consumo de produtos da marca é imprescindível, principalmente nas primeiras fases. É que, nesses produtos, cada refeição contém o valor nutricional exato para que a perda de peso ocorra de forma rápida e segura. Os alimentos oferecidos vão desde sachês para preparar sopas e sucos até misturas para fazer bolinhos e omeletes, todos com baixíssima quantidade de carboidrato e muita proteína. A comida, apesar de ser considerada saudável, tem um inconveniente: o preço pouco acessível. No método PronoKal,
por exemplo, cada refeição custa R$ 19. Como na primeira etapa da dieta podem ser feitas até seis refeições diárias, o valor pode chegar a R$ 114 em um único dia. Isso sem contar o custo das consultas médicas, caso você não esteja sendo acompanhada
por um profissional do plano de saúde.
Quanto tempo dura?
Isso varia de acordo com a meta estabelecida por cada um. No método seguido por Luciano, o objetivo é perder 80% do quanto quer emagrecer logo na primeira etapa. Por exemplo, se uma pessoa quer secar 20 kg, ela se livrará de 16 kg já no começo (quando a restrição alimentar é maior). Isso leva dois meses, de acordo com a média estabelecida pela empresa. Bem rápido, né? Depois, nas fases seguintes, começam a ser introduzidos lentamente mais alimentos, até que a pessoa atinja o peso ideal, o que leva entre três e quatro meses para acontecer.
Quem pode fazer?
A dieta costuma ser indicada para pessoas que desejam perder muito peso em pouco tempo. Só que querer não é poder, infelizmente. Então, antes de qualquer coisa, vá ao endocrinologista e discuta com ele essa possibilidade. É sempre o mais seguro a fazer!
As comidinhas vendidas pelas marcas são saudáveis, mas custam caro

Fonte: http://anamaria.uol.com.br/noticias/dieta/nao-achei-que-voltaria-ao-peso-que-tinha-aos-17-anos.phtml#.V16o8CVVikp

3 Comments

  1. Grande conteudo, muito obrigado por tanta informação de alta qualidade, aprendi muito por ter acompnhado esse seu trabalho de exelente qualidade, continue assim sempre!

  2. Marisa Santos disse:

    Adorei as dicas para eu começar a emagrecer, vou colocar em prática e depois volto aqui para deixar meu depoimento. Desde já agraço, seu blog tem conteúdo insubistituíveis…já vou compartilhar com minhas amigas. Beijos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *