Sopas diversas

Sopa Cremosa de Palmito
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
– 250g de palmitos em conserva
– 1 cebola média ralada
– 1 dente de alho amassado
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
– 3 xícaras (chá) de caldo de galinha (0% de gordura)
– 1 xícara (chá) de leite desnatado
– sal e pimenta a gosto
– pedaços de palmito para servir
Preparo:
Refogue o alho, a cebola e junte os palmitos. Cozinhe por 3 minutos. Acrescente a farinha de trigo, mexendo bem. Lentamente, junte o caldo de galinha, sempre mexendo. Deixe levantar fervura e cozinhe por 10 minutos. Deixe a mistura amornar e bata no liquidificador. Junte o sal, a pimenta (opcional) e o leite. Deixe ferver por 5 minutos. Coloque em uma sopeira, sirva com pedacinhos de palmito. 

Sopa de tomate com manjericão
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
– 1 cebola média picada
– 2 dentes de alho picados
– 500g de tomate sem pele e sem sementes maduros, picados
– 4 xícaras de (chá) de caldo de legumes (0% de gordura)
– 2 colheres de (sopa) de manjericão picado (pode ser desidratado)
Preparo:
Junte a cebola e o alho e refogue até que fiquem levemente dourados. Acrescente o tomate picado, o caldo de legumes e deixe ferver. Cozinhe com a panela tampada por cerca de 10 minutos. Acrescente o manjericão e bata no liquidificador até obter um creme homogêneo. Após isso é só servir. 

Sopa de espinafre:
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
– 1 tablete e meio de caldo de galinha
– 4 xícaras (chá) de água
– 1 maço de espinafre, somente as folhas
– 1 colher (sopa) de farinha de trigo
– 1 xícara (chá) de leite desnatado
Preparo:
Dissolva o caldo de galinha na água. Cozinhe o espinafre nesse caldo, até ficar macio. Retire do fogo, escorra e reserve o caldo. Pique o espinafre bem miúdo e junte novamente ao caldo. Retorne ao fogo. Adicione a farinha dissolvida no leite, mexendo sempre, até engrossar. Cozinhe em fogo brando por 5 minutos. 

Sopa de Beterraba
Rendimento: 6 porções
Ingredientes:
– 1 colher de chá de azeite
– 1 cebola média picada
– 3 beterrabas, sem casca, picadas (500g)
– 1 litro ½ de água
– 2 colheres (sopa) de suco de limão
– 1 tablete de caldo de legumes (0% de gordura)
– ½ colher de (sopa) de amido de milho
– Sal a gosto
Preparo:
Em uma panela de pressão grande, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 4 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão e o caldo de legumes por 15 minutos, após o início da fervura. Transfira para o copo do liquidificador e bata até que fique homogêneo. Volte ao fogo alto e adicione o amido de milho já dissolvido em meia colher (sopa) de água, e cozinhe, mexendo sempre, por 1 minuto, ou até encorpar e acrescente o sal a gosto. Sirva em seguida. 

Sopa de iogurte com pepino
Rendimento: 4 porções
Ingredientes:
– 1 pepino grande
– 1 cebola pequena picada
– 1 colher (chá) de azeite de oliva
– 1 ½ tablete de caldo de galinha dissolvido em 2 ½ xícaras (chá) de água quente
– 1imão (cascada ralada e suco)
– 1 ramo de hortelã fresca picado
– 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado
– sal e pimenta a gosto
– folhas de hortelã para enfeitar
Preparo:
Reserve uma ponta do pepino com mais ou menos 4 cm para enfeitar e pique o restante. Em uma panela, refogue a cebola no azeite até que fique macia. Junte o pepino picado, o caldo de galinha, a casca e o suco do limão e a hortelã. Deixe levantar fervura e depois, cozinhe tampado por cerca de 20 minutos. Passe a mistura por um processador ou bata no liquidificador e reserve até resfriar. Tempere com sal e pimenta. Enfeite com hortelã e fatias finas de pepino. 

Sopa cremosa de ricota
Ingredientes:
1 fatia grossa de ricota
6 buquês de brócolis cozido
1 unidade de cebola
2 dentes de alho
1 xícara de leite desnatado
1 colher de sobremesa de amido de milho
5 xícaras de água
1 envelope de caldo de galinha (0% gordura)
3 colher de sopa de salsinha
Sal a gosto
Preparo:
Em uma panela, coloque a água, o caldo de galinha, o alho e a cebola picados. Deixe ferver. Acerte o sal e acrescente o leite com o amido de milho dissolvido e ferva até engrossar. Desligue o fogo. Reserve. Divida a ricota em cubos no fundo dos pratos e despeje o creme por cima. Salpique a salsinha. Sirva bem quente com buquês de brócolis cozido. 

Sopa de frango
Rendimento: 4 porções
Ingredientes
1 cebola
1 dente de alho
3 copos de água
4 col. (sopa) de cenoura cozida
1 pedaço pequeno de gengibre
1 col. (sopa) de amido de milho
1 col. (chá) de sal
2 filés de frango cozidos e desfiados
Modo de fazer
Pique a cebola e o alho e refogue-os na panela. Junte dois copos de água e a cenoura cozida no liquidificador e bata bem. Acrescente este creme de cenoura à panela com o refogado, junte o gengibre e ferva. Dissolva bem o amido de milho junte ao creme de cenoura, mexendo sempre até engrossar. Acerte o sal. Salpique o frango desfiado e sirva a seguir. 

Sopa de Lentilha com Frango
Ingredientes
2 xícaras de lentilha
½ cebola media ralada
2 dentes de alho amassado
1 pires de chá de frango em cubos
1 prato de sobremesa de tomate em cubinhos
1 prato de mesa de acelga
Modo de Preparo
Refogar a cebola, o alho e o tomate em água fervente, acrescente a lentilha, cubra com água e deixe cozinhar. Se necessário complete com mais água bata a metade da sopa. A outra parte deixe como esta para manter a lentilha inteira. Por ultimo coloque a acelga e cozinhe mais um pouco. Cozinhe o frango com água em uma panela de pressão com pouco sal e depois de cozido, escorra a água e adicione a sopa. 

Sopa de Bacalhau com grão de bico
Rendimento: 5 porções
Ingredientes:
2 litros de água
200g de bacalhau
1 cebola pequena
300g de grão de bico
2 batatas grandes
3 tomates
1 pimentão
Salsão á gosto
2 dentes de alho
Modo de Preparo:
Dessalgue o bacalhau deixando de molho em água. Cozinhe por 30 minutos, desfie e reserve.
Cozinhe o grão de bico na panela de pressão por 1 hora. Reserve
Corte os legumes (batata, tomate e pimentão) em cubo e coloque em outra panela com alho, cebola e a água, cozinhe por 30 minutos, acrescente o bacalhau desfiado e a metade do grão de bico triturado no liquidificador, e a outra metade inteira. Cozinhe por mais 15 minutos e esta pronta.

2 Comments

  1. Isabel Dias de Lima disse:

    Trabalho, família, falta de tempo, desanimo e orçamento apertado.
    Se hoje o impedimento para seu emagrecimento depende de algum desses fatores, eu posso afirmar que consegui superar todos eles com a ajuda e orientações da Dra Paula Pires e com minha força de vontade e determinação.
    Inicialmente agendei a consulta com a Dra Paula Pires pela especialização (Endocrinologia / Metabologia). Eu não havia recebido indicação de amigos para me consultar com ela e também já estava desacreditada de qualquer forma de regime alimentar pois já havia feito diversos tipos. O que eu queria era investigar o meu metabolismo baixo.
    Cheguei em seu consultório em 30 de janeiro de 2015 com 72 quilos (16 quilos acima do meu peso ideal).
    Após analise de todos meus exames a Dra me sugeriu fazer uma dieta a base de proteínas e suplementos de vitaminas, que seria dividido em algumas fases.
    No primeiro momento, pensei que seria complicado como todas as outras dietas alimentares, conciliar a alimentação fora de casa X o que comer, mas não foi.
    Iniciei com os envelopes Pronokal e isso facilitou a rotina. O mês passou rápido e o resultado foi rápido também, o que muito me animou.
    Posso afirmar que não passei fome durante a dieta, (passei sim, muitas vontades, o que não podemos confundir).
    Em 15 dias eliminei 4 quilos. Continuei firme seguindo todas as orientações e continuei perdendo peso. O primeiro mês foi o mais difícil, depois as fases foram passando e a Dra foi incluindo outros alimentos etc e foi ficando mais fácil.
    Inclui também atividades físicas aos poucos em meu dia a dia, pois com o excesso de peso eu não sentia animo para ir para academia. Esse sentimento também foi passando agora me sinto animada em fazer uma caminhada ou corrida. Passei a beber mais líquidos. Minha saúde melhorou.
    Hoje, após 6 meses, eliminei 12 quilos, me sinto bem melhor e isso me impulsiona a continuar com outros hábitos de alimentação e exercícios. A Dra Paula Pires esta e sempre esteve presente me incentivando e orientando corretamente.
    Quando pensar em desistir, pense no por que você começou, siga em frente com seu objetivo, posso afirmar que desta vez você irá conseguir, assim como eu consegui.
    Abraços a todos

    Isabel Dias de Lima
    Altura: 1,54
    Peso inicial 72
    Peso atual 60

  2. Lidiani disse:

    Olá eu tb sou paciente da dra Paula fui ao consultório por indicação de uma amiga. No início achei que ela iria me dar uma dieta daquleas impossíveis de seguir e assim como a Isabel tenho uma rotina muito corrida sem tempo pra nada. Mas com as orientações da dra
    Consegui emagrecer 10 kilos em 3 meses, apenas mudando os hábitos alimentares, passei vontade mas não passei fome. Super indico a dra. Paula Pires e tb as doutoras substitutas que cuidaram de mim na licença dela, não me recordo o nome delas mas são ótimas profissionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *